Matilda é um livro maravilhoso, escrito por Roald Dahl. Este escritor já me habituou a histórias fantásticas, cheias de situações engraçadíssimas e personagens insuportáveis que acabam por sofrer a justiça que lhes é devida. O herói acaba sempre por conseguir o seu objetivo e ser feliz para sempre. Posso afirmar que é um dos meus livros favoritos deste autor, ainda que eu tenha na estante mais alguns para ler.
Além de GGG, Matilda, Charlie e a fábrica de chocolate, Danny, o campeão do mundo, George e o remédio maravilhoso (que também teve direito a um texto de opinião meu, que podes ler aqui), As Bruxas ou O fantástico Sr. Raposo, a lista de livros maravilhosos de Roald Dahl está longe de acabar.
A história segue a vida de uma menina extremamente inteligente e talentosa, que é subestimada e maltratada pela sua família e pela escola. Os pais julgam-na uma incapaz e a diretora da escola é um ser humano detestável. Roald Dahl consegue, como ninguém, criar retratos humanos e todos os seus livros apresentam personagens que mostram o pior da humanidade, mas que acabam sempre castigados.
Com a ajuda da sua professora, que é a única a reconhecer a suas capacidades extraordinárias, Matilda aprende a usar a sua inteligência e habilidades para superar os obstáculos e tornar-se uma verdadeira heroína. Matilda vai descobrir que tem poderes mágicos e, com muito treino, vai conseguir que aqueles que a maltratam tenham o tratamento merecido.
O livro está repleto de imaginação, humor e lições valiosas sobre poder e determinação. Os diálogos são bem construídos e as situações muito cómicas. Além disso, a escrita de Dahl é envolvente e cativante, tornando a leitura uma experiência agradável e memorável.
Em suma, na minha opinião, Matilda é um livro excelente para crianças e adultos, além de ser um clássico da literatura infantil.
SOBRE
Sou escritora e também professora. Amo escrever e ensinar!