Os Olhos do Dragão é um romance de fantasia escrito por Stephen King e publicado em 1984.
Ao contrário da maioria das obras do autor, que tendem a ser de suspense e terror, este livro apresenta um enredo mais leve e destina-se a um público mais jovem, que o narrador envolve na história do princípio ao fim.
A ação passa-se no reino fictício de Delain. O rei Roland tem dois filhos: Peter é o filho mais velho e herdeiro do trono, enquanto Thomas é considerado um jovem fraco e inútil pelo pai. Quando o mago do reino, Flagg, conspira para derrubar Roland e colocar Thomas no trono, Peter é acusado do assassinato do pai e condenado a prisão perpétua.
Flagg sabe que Peter é um jovem destemido e forte, enquanto Thomas será muito fácil de manipular, pois, além de não passar de uma criança, tem ciúmes mortíferos e irracionais do irmão.
O livro é habilmente escrito, com uma narrativa envolvente e personagens bem desenvolvidas. Stephen King mostra seu talento ao criar um mundo de fantasia convincente, com os seus próprios mitos e lendas e um elenco de personagens interessantes e complexas.
Embora seja um romance de fantasia, dirigido a jovens, Os Olhos do Dragão também toca em temas como a ganância, a corrupção e a luta desenfreada pelo poder. Flagg é um exemplo de um vilão manipulador e sinistro que fará qualquer coisa para alcançar os seus objetivos, mas também há personagens leais a Peter que tudo farão para o ajudarem a recuperar o trono, que é seu por direito.
Embora o livro seja mais leve e menos assustador do que as outras obras de Stephen King, ainda tem cenas de suspense e tensão e o enredo é bem construído, com reviravoltas inesperadas e um final satisfatório.
Quanto mais nos aproximamos do final da história, mais acelerado se torna o ritmo e faz-nos ficar presos até à última página. Só um mestre das palavras, como Stephen King, consegue esta façanha de prender o leitor a descrições minuciosas das emoções das personagens que nos ajudam a acompanhar cada passo e casa pensamento.
Em suma, Os Olhos do Dragão é um romance de fantasia bem escrito e envolvente que pode ser apreciado tanto por fãs de Stephen King como por aqueles que não estão familiarizados com o seu trabalho. Com uma história emocionante e personagens inesquecíveis, é uma leitura agradável que eu recomendo a jovens e adultos que gostem de fantasia e de romances com um cenário histórico.
SOBRE
Sou escritora e também professora. Amo escrever e ensinar!