A História Interminável, de Michael Ende

O livro A História Interminável, de Michael Ende, apresenta-nos as aventuras de Bastian Baltasar Bux, um menino gordo e desajeitado, vítima de bullying na escola, que um dia se sente impelido

a roubar um livro de uma loja, sem imaginar que ele lhe abriria as portas de um mundo mágico: Fantasia.


Nesta bela história, a realidade e a imaginação misturam-se a tal ponto que nós deixamos de as distinguir. Uma e outra fundem-se e a personagem central (o tal rapazinho que amava os livros e, por isso, preferiu ficar a ler escondido no sótão da escola em vez de ir às aulas) acaba por entrar na história e percorrer todo o reino de Fantasia, vivendo uma quantidade interminável de aventuras.


Esta é uma história sobre a capacidade da imaginação e a força da vontade humana. É uma história que fala de generosidade e de ganância, de amizade e de desilusão.


Bastian é uma criança que procura fugir da sua vida através dos livros e da magia que deles irradia. Em Fantasia, conhece personagens fantásticas e locais inusitados que provam a enorme capacidade da imaginação do autor, o alemão Michael Ende (falecido em 1995), um mestre da literatura infantojuvenil. Desde seres magníficos feitos de rocha, a gigantes e criaturas minúsculas, génios, borboletas com uma figura ridícula de palhaço, um leão mágico que muda de cor conforme as areias do deserto que ele domina, uma feiticeira enganosa, soldados de metal, a Imperatriz-Criança... o leque de personagens mágicas é enorme.


No meio das personagens, realçam-se Atreiú e o seu Dragão da Sorte, Fuchur, figuras cheias de dignidade, de coragem e de sensatez, e que dividem o protagonismo com Bastian, que terá de combater o seu pior inimigo: ele próprio.


A História Interminável, publicado pela primeira vez em 1979, mantém a capacidade de maravilhar crianças, jovens e adultos com diálogos filosóficos, peripécias surpreendentes e descrições minuciosas que fazem trabalhar a nossa imaginação e que nos levam a viajar até Fantasia. Este é um livro que prova que a leitura e os livros têm poderes mágicos e que nos podem transportar para outros mundos para vivermos aventuras intermináveis.



Lucinda Cunha

Sou escritora e também professora!

Amo escrever e ensinar!


Acompanha-me!


Facebook

Instagram

Linkedin

SOBRE

Sou escritora e também professora. Amo escrever e ensinar!

INSCREVO-ME

Queres receber notícias!

© Lucinda Cunha