Decálogo sobre as minhas razões da escrita

É habitual que se pergunte a um escritor porque escreve, como se o ato de escrever tivesse de ser justificado. Para mim, não tem. Ainda assim, mas já que que queres saber, aqui vão algumas razões porque escrevo.


1. Escrevo porque desde sempre que sou fascinada pelas palavras e pela leitura. Por esse motivo me tornei professora de português: para tentar passar esta paixão aos meus alunos e fazer a diferença nas suas vidas.


2. Escrevo porque aspalavras fazem parte deste tesouro que é a língua portuguesa, que conseguiu a façanha dar a volta ao mundo e de se estabelecer nos mais recônditos locais e gerar frutos: milhões de falantes unidos por um idioma.


3. Escrevo porque há livros e escritores que me fascinam e que me fazem viajar nas suas estórias, passear de mãos dadas com as suas personagens, visitar cidades e continentes que só conheço pela leitura, e porque gostaria que os meus leitores tivessem experiências semelhantes quando lessem os meus textos.


4. Escrevo porque a escrita é uma forma de arte que permite que nos tornemos imortais e passemos a viver nas estantes e nas casas de pessoas que deixam de ser desconhecidas para partilharem a nossa paixão e pertencerem à nossa família do coração.


5. Escrevo porque a palavra falada se dispersa tão depressa como o vento na memória, mas a palavra escrita permanece,monumento milenar de pedra que, durante séculos e séculos irá combater as condições meteorológicas adversas, mas que permanecerá de pé, apesar de todas as dificuldades.


6. Escrevo porque a imaginação é o bem mais precioso e ilimitado que temos ao nosso alcance. É pela imaginação que nos transformamos, que idealizamos o nosso futuro. É ela que nos permite nunca deixarmos de ser crianças e de sonhar. É tão bom sonhar!


7. Escrevo porque as palavras isoladas pouco ou nada significam, mas quando colocadas numa ordem específica passam a carregar uma mensagem que precisa de leitores para ser descodificada, como um mapa do tesouro precisa de um explorador aventureiro para se dar a conhecer ao mundo.


8. Escrevo porque escrever ajuda-me a pensar, faz-me rir e chorar, ajuda-me a conhecer-me e a conhecer os outros, a refletir sobre o passado, o presente e o futuro.


9. Escrevo porque há poemas e histórias e personagens e aventuras que nascem na minha cabeça e que saltitam lá dentro desejosas por ganharem vida e serem conhecidas.


10. Escrevo porque gosto de escrever. Escrevo porque sim.

Escrevo porque escrever ajuda-me a pensar, faz-me rir e chorar,

ajuda-me a conhecer-me e a conhecer os outros,

a refletir sobre o passado, o presente e o futuro.



Lucinda Cunha

Sou escritora e também professora!

Amo escrever e ensinar!


Acompanha-me!


Facebook

Instagram

Linkedin

SOBRE

Sou escritora e também professora. Amo escrever e ensinar!

INSCREVO-ME

Queres receber notícias!

© Lucinda Cunha