Entrevista ao escritor e ilustrador Nuno Alexandre Vieira

Conheci o escritor e ilustrador Nuno Alexandre Vieira no Instagram. Primeiro, chamou-me à atenção o facto de se dedicar, com paixão, à literatura infantojuvenil. Em segundo lugar, tem o nome do meu irmão: Nuno Alexandre. Logo, só pode ser boa pessoa😉.


O Nuno é meu colega duas vezes 😁: foi professor e agora dedica-se à escrita e à ilustração! A família teve um papel preponderante nesta opção de se dedicar à sua verdadeira paixão.


Podes conhecer melhor o seu trabalho nas redes sociais (linktr.ee/nunoalexandrevieira), mas convido-te, também, a leres esta entrevista.

Quem é o Nuno? Fala-nos um pouco de ti e conta-nos o teu percurso.

Sempre fui apaixonado por livros, histórias e desenho. Desde pequeno que devorava livros, principalmente os ilustrados, de banda desenhada e livros sobre animais, outra das minhas paixões. As séries e filmes também ajudaram a fomentar o amor pelas histórias.

Adorava descobrir e ler, se possível, os livros que inspiraram tal série ou tal filme. E claro, desenhar. E fazia histórias em banda desenhada. Queria fazer sempre melhor e recomeçava-as imensas vezes para melhorar o desenho ou a história. Tenho dezenas de histórias incompletas.

Fui professor de Educação Visual durante 14 anos e ia fazendo ilustrações para manuais didáticos em part time.

A família sempre me incentivou.

Quando os meus filhos eram pequenos, lia-lhes muitos livros. Também inventava histórias, conforme o que pediam, geralmente com cavalos, dragões e aventuras.

E ao longo destes anos escrevi, rabisquei dezenas de histórias, que estão à espera de ser aperfeiçoadas.

Escrita ou ilustração? Qual é o maior dos teus amores?


Os desenhos são histórias, representam sempre algo mais do que a própria representação do animal, do objeto. As histórias surgem-me com base neles.

Por isso, tenho de escolher a ilustração. É onde me sinto mais à vontade.



Quem são os autores que mais te inspiraram?


Tolkien, Hans Christian Andersen, Mark Twain, C. S. Lewis, Carl Barks, Goscinny, Maurice Sendak, James Barrie, Enyd Blyton, António Torrado, Sophia de Mello Breyner Andresen, Roald Dahl e J. K. Rowling.

Criaram mundos onde queria ficar mais tempo (reli imensas vezes alguns deles). Esses são os que me vêm agora ao pensamento. Mas há mais, muitos mais.

Tens alguma rotina de escrita/ ilustração?


Nem por isso. Trabalho em ilustração infantojuvenil. Continuo a fazer projetos educativos para Portugal e para outros países, graças à Beehive, uma agência de ilustradores do Reino Unido.

Para respeitar prazos, que muitas vezes são curtos, tento estabelecer uma rotina saudável, mas muitas vezes tenho de fazer noitadas.

Mas para os meus projetos não tenho uma rotina concreta. Algumas horas por semana. Queria deixar um dia por semana para trabalhar neles, mas não é ainda possível.

Neste momento, estás a trabalhar em algum projeto?

Sim, num outro livro infantil, para a mesma faixa etária e outro para crianças maiores, que está numa fase inicial. Não sei se irá ser em banda desenhada ou narrativa, mas com ilustrações, obviamente.

Entretanto, estou a ilustrar uma série de livros para jovens e um livro de histórias para crianças.

Como te vês daqui a 3 anos?

Boa pergunta. Talvez com mais alguns livros publicados e ilustrados por mim, quem sabe.

Estou a trabalhar para que isso aconteça. E embora pareça, não é fácil escrever para crianças e jovens.

E continuar a ilustrar livros para outros escritores em projetos desafiantes.



Lucinda Cunha

Sou escritora e também professora!

Amo escrever e ensinar!


Acompanha-me!


Facebook

Instagram

Linkedin

SOBRE

Sou escritora e também professora. Amo escrever e ensinar!

INSCREVO-ME

Queres receber notícias!

© Lucinda Cunha