Nas minhas voltas pelo Instagram e pelas contas de bookstagrammers, a minha atenção dirige-se, sobretudo, para aqueles que falam sobre literatura infantojuvenil, como Filipa Matos (@Livros.por.todo.o.lado).
Tendo começado há pouco mais de um ano por estas andanças, a Filipa tem mais de mil seguidores, o que prova a sua paixão pelos livros e que a literatura infantojuvenil está viva e se recomenda.
Vem conhecê-la um pouco melhor.
Quem é a Filipa?
A Filipa é uma faz-tudo que não consegue parar quieta…
Sou mãe, designer de formação, ilustradora de coração e apaixonada por livros.
Como nasceu esta paixão pelos livros?
Esta paixão que tenho pelos livros começou quando aprendi a ler. Lembro-me da fascinação que senti quando percebi que conseguia perceber aqueles “emaranhados pretos”- letras que estavam nos meus livros de histórias. A partir daí comecei a ler “tudo o que apanhava” e nunca mais parei.
Porque optaste pela divulgação de livros de literatura infantojuvenil?
Optei pela divulgação de livros de literatura infantojuvenil porque considero que é muito importante as crianças lerem e entrarem neste universo da leitura por várias razões:
Ler é sonhar, quando lês um livro entras no mundo criado pelo autor conhecendo outras realidades e ideias.
Quanto mais à vontade tiverem as crianças em ler, mais facilidade terão em empenhar-se nas leituras que terão de fazer ao longo da sua vida ( algumas mais aborrecidas ).
Ler também é apreciar a arte que temos em cada livro ilustrado. As ilustrações contam-nos a história sem fazer recurso às palavras.
Quais são os teus escritores preferidos e porquê? Ou Tens escritores preferidos e porquê?
Tenho vários, mas os dois que posso considerar como favoritos são a Isabel Allende e o Gabriel Garcia Marques.
O porquê não sei dizer, sei que ambos escrevem muitíssimo bem, e que leio os seus livros de uma assentada.
A teu ver, qual é o maior contributo dos livros para as crianças?
Para mim esta pergunta está ligada à pergunta número 3... Os contributos são vários. Um livro pode ensinar, emocionar, suscitar curiosidade, fazer-nos sonhar acordados e tantas coisas mais…
Os adultos podem ler literatura infantil?
Podem e devem. Há literatura infantil riquíssima. Os adultos podem reflectir depois de lerem uma história infantil. Porque não? Existem até muitas histórias infantis que estão escritas por camadas. As crianças identificam umas enquanto os adultos identificam outras. Infelizmente existe muito o preconceito de que as histórias infantis são só para crianças e eu não concordo nada com isso.
SOBRE
Sou escritora e também professora. Amo escrever e ensinar!