Peter Svetina é um escritor esloveno, nascido em 1970, conhecido pelas suas obras poéticas e de literatura infantil. Já publicou diversos livros, muitos dos quais foram traduzidos para outras línguas. As suas obras são conhecidas por abordar temas como a imaginação, a fantasia e as emoções, e por ter um estilo poético e sensível.
Peter Svetina recebeu diversos prémios literários e foi nomeado para o prémio Hans Christian Andersen, considerado o "Nobel da literatura infantil".
Svetina é um autor respeitado no seu país e a sua obra tem encantado crianças e adultos. Está, agora, traduzido para português, pela Editora Trinta-por-uma-linha, que publicou, recentemente, A História do Pão e Os Sábios Hipopótamos.
SINOPSE
Pão é pão para o corpo, vozes são pão para a alma.
A História do Pão é uma história sobre a jornada e a procura que devemos fazer para nos encontrarmos a nós mesmos e aos outros.
O magistral texto de Peter Svetina conta a história do amadurecimento de João e Maria em redor do pão, com ilustrações excecionais do basco Jokin Michelena.
A História do Pão é um conto emocionante e poético que aborda temas como o amor e perda, vida e morte, união familiar e renovação.
João da Cruzinha é um menino que gostava de ir ver as ondas com a avó e herdou dela o gesto que lhe deu o nome: cada vez que vê uma onda alta, benze-se de felicidade. Maria dos Anjos é uma menina cujos pais eram padeiros e que, a dada altura, assume a missão familiar de ajudar na distribuição do pão.
Escrito por Peter Svetina e ilustrado por Jokin Michelena, a versão nacional passa-se na Nazaré e as ilustrações das ondas agitadas parecem ganhar vida, saltar das páginas e salpicar-nos o rosto. Quase conseguimos sentir o vento a agitar-nos o cabelo e inalar o cheiro da maresia.
De facto, as ilustrações complementam perfeitamente a atmosfera nostálgica e melancólica da narrativa, com belos traços e cores quentes.
A narrativa é construída de maneira sensível e envolvente, destacando a importância dos pequenos gestos do quotidiano e da simplicidade da vida. A relação do padeiro com seus pães é tratada de forma quase mística e a história lembra-nos a profunda relação que podemos ter com o pão e com as tradições familiares.
No geral, A História do Pão é um livro tocante e inspirador, que convida o leitor a refletir sobre a beleza das coisas simples da vida e sobre a importância do amor e da memória.
Recomendo a leitura para todas as idades.
SOBRE
Sou escritora e também professora. Amo escrever e ensinar!